contato novidades prêmios e títulos Intranet english version


O LEPTEN/Labtucal desenvolve pesquisas nas áreas de energia solar e transferência de calor aplicada, incluindo o desenvolvimento de tecnologia de tubos de calor.

As atividades de pesquisa e desenvolvimento em tubos de calor e termossifões se iniciaram no laboratório na década de 1990, a partir da necessidade da Agência Espacial Brasileira (AEB) e da indústria espacial nacional para o desenvolvimento de sistemas de controle térmico dos satélites brasileiros. A partir da infraestrutura laboratorial adquirida ao longo dos anos, a pesquisa se voltou para aplicações da tecnologia de tubos de calor e termossifões para as indústrias, com as quais diversos convênios e contratos foram firmados. Atualmente, as pesquisas em tubos de calor e termossifões podem ser divididas em duas vertentes principais.

Numa primeira vertente estuda-se os fenômenos físicos envolvidos na operação de tubos de calor e/ou termossifões, incluindo o comportamento mecânico dos materiais do tubo e comportamento térmico do fluido de trabalho (que sofre processo de ebulição, condensação, escoamento em meio poroso, em dupla fase, etc). Estes fenômenos são analisados teórica e experimentalmente em níveis de temperatura que variam de criogênicos até altas temperaturas (metais líquidos). Diferentes configurações, fluidos e geometrias do dispositivo são também estudados.

Numa segunda vertente, se desenvolvem equipamentos que utilizam a tecnologia de tubos de calor e termossifões para a indústria do Petróleo, incluindo trocadores regeneradores de calor, aquecedores de tanques de armazenamento de produtos viscosos (asfalto, óleos, petróleo cru, etc). Estuda-se também a aplicação da tecnologia em fornos da indústria alimentícia (cocção de pães, de biscoitos e de pizzas). Note-se que equipamentos com esta tecnologia estão sendo disponibilizados no mercado.