contato novidades prêmios e títulos Intranet english version



PROJETO TECTER

O projeto TECTER tem como objetivos:

. Determinação do coeficiente externo de convecção em tubos de calor aletados, com diversos tipos de aletas;
. Ensaio de pequenos equipamentos e modelos em escala para a determinação do desempenho na troca de calor;
. Calibração de modelos numéricos para trocadores de calor;
. Ensaio de termossifões em circuito, abrangendo condições de funcionamento em alta temperatura.

Para o ensaio de equipamentos em altas temperaturas, buscou-se a concepção de uma bancada com correntes recirculantes, e uma dosagem de renovação dos gases em cada trecho, como é mostrada na Figura 1. No anel de gases quentes é feita uma recirculação com injeção de gases de um queimador, e descarte parcial. No lado da corrente fria, da mesma forma é feita uma injeção de gases frios, com descarte parcial.

Visando o controle das temperaturas, ambos os anéis poderão operar de forma totalmente recirculante e totalmente aberta. No anel recirculante de gases quentes, o ventilador fica a montante da válvula de três vias, com a finalidade de permitir que ele trabalhe em temperaturas menores. Colocá-lo a jusante da válvula permitiria o escoamento de gases extremamente quentes provindos do queimador, o que demandaria a especificação de um ventilador para operação em temperaturas extremamente altas. Trocadores que trabalham com líquidos também poderão ser ensaiados na mesma bancada.



Figura 1 - Conceito de bancada a ser utilizada para a determinação da condutância de feixes de tubos de calor.

No trocador de calor da aplicação-exemplo, foram adotados tubos de calor simétricos, ou seja, com igual comprimento e igual tipo de aletamento tanto no lado do condensador quanto no evaporador. Também foram estipuladas vazões mássicas iguais tanto no lado do ar quanto no lado dos gases. Para garantir uma operação com fluxo de calor grande, também estipulou-se uma temperatura de entrada dos gases quentes por volta de 500°C e temperatura de saída do ar por volta de 300°C. Não se escolheu uma temperatura de entrada de gases maior do que 500°C, para se evitar problemas com degradação dos dutos de gases quentes por excesso de temperatura.

A Figura 2 mostra um diagrama da bancada, incluindo as válvulas necessárias.



Figura 2 - Diagrama de processo simplificado para a bancada experimental.

Neste diagrama, foram assinalados alguns pontos de controle no duto de gases quentes (pontos hn), e alguns pontos no duto de ar (pontos cn). Considerou-se a instalação de dampers logo após os ventiladores para a regulagem de fluxo. Logo após a geração de gases quentes no queimador, considerou-se o uso de uma válvula de três vias dosadora, que pode realizar o descarte parcial, nulo ou total dos gases quentes gerados pelo queimador, por meio de uma chaminé. No lado da circulação de ar, logo a montante da aspiração do ventilador, também considerou-se o uso de uma válvula de três vias dosadora, que permite ao ventilador aspirar somente ar fresco, ar recirculado ou misturas intermediárias. No caso do anel de gases quentes, o ventilador está posicionado antes da válvula de três vias para evitar-se sua sujeição a gases em alta temperatura, o que encareceria o projeto.

Para permitir variações de arranjos geométricos com um mesmo conjunto de tubos de calor, propôs-se o uso de uma inovação: trata-se de um feixe segmentado em gomos de placas metálicas, como é mostrado na Figura 3 e na Figura 4. Desta forma, é possível desmontar um feixe, (mesmo utilizando tubos de calor aletados dos dois lados) e utilizar os mesmos tubos de calor em outros arranjos. Cada arranjo proposto possuiria um conjunto de gomos específicos.



Figura 3 - Módulo de trocador de calor.



Figura 4 - Detalhe da montagem do espelho duplo formado por "gomos", com espaço para intercalar camada de vermiculita.

Como nas laterais da carcaça do equipamento estão instalados os trilhos para encaixe dos gomos dos espelhos, decidiu-se, por motivos estruturais, que a carcaça seria um túnel rígido com acesso somente pelas aberturas de entrada e saída.



Figura 5 - Vista geral da montagem experimental, com esboço de trocador do tipo loop termossifão ao lado.

A bancada aqui proposta pretende, além do ensaio com trocadores de calor de alta temperatura e com trocadores em circuito para alta temperatura, suprir a demanda de bancadas de ensaio para outros projetos da PETROBRAS, como o caso do desenvolvimento de trocadores de calor para torres secas, no projeto HIDRITER, ou mesmo no ensaio de coeficientes de troca de calor para pré-aquecedores de ar como os que estão sendo considerados para a RLAM. Portanto, o cuidado em deixá-la operante para um amplo espectro de vazões e temperaturas gerará economias nos projetos subsequentes com trocadores de calor dentro do laboratório.