contato novidades prêmios e títulos Intranet english version


3.3 - TRACTEBEL


A empresa TRACTEBEL se interessou recentemente pelo uso da tecnologia de tubos de calor, que já vem sendo utilizada com sucesso pela PETROBRAS. Para a adoção desta tecnologia, considerou-se necessário um processo de capacitação tecnológica, mediante um convênio pesquisa e desenvolvimento em parceria com o Labtucal. Optou-se por abordar uma aplicação de médio porte, permitindo dessa forma a familiarização da Tractebel com a tecnologia, e ao mesmo tempo o aprendizado, pelo Labtucal, dos diversos condicionantes envolvidos no projeto dos trocadores de calor dentro de uma Termoelétrica a carvão mineral, como a Jorge Lacerda.

O convênio entre Labtucal e Tractebel é para o desenvolvimento de um trocador de calor por tubos de calor para o resfriamento do óleo do mancal da turbina da usina Jorge Lacerda IV em Capivari de Baixo. Os equipamentos atualmente utilizados na usina são dois trocadores casco-tubo importados que para as condições de operação mostram-se insuficientes.

Diferente de trocadores de calor para gases com feixes em formato de paralelepípedo, o resfriamento de óleo pressurizado demanda que o trocador suporte pressões elevadas, e portanto seu feixe seja incluso em um vaso de formato cilíndrico. Por se tratar de um resfriador de líquido está também previsto para o trocador o uso de chicanas, o que permite maior número de passes por este, assemelhando-se com o trocador casco-tubo. Outra peculiaridade para um trocador com termossifões é o baixo nível de temperatura no evaporador, uma vez que a temperatura máxima do óleo não pode ultrapassar 65ºC para manter sua viscosidade aceitável.

Para estudo, tornou-se necessário a construção de um protótipo em escala reduzida do trocador. Este protótipo montado em uma bancada de testes, nas dependências do Labtucal, e devidamente instrumentado para medição de temperaturas, pressões e vazões, permitirá a calibração do modelo de pré-projeto térmico e do modelo de simulação numérica que poderão ser utilizados no pré projeto do protótipo de resfriamento de óleo em escala real.

Atualmente, já está sendo negociado com a TRACTEBEL um novo convênio que dará continuidade a este, onde será estudado o uso da tecnologia de tubos de calor para a construção de pré-aquecedores para geradores de vapor de Termelétricas. Tratam-se de equipamentos de grande porte, com carga térmica na ordem de Centenas de Megawatts.


Fig. 1 - Modelo experimental do resfriador de óleo



Fig. 2 - Linhas de corrente coloridas pela distribuição de temperatura