O CAP (Cimento Asfáltico Processado), conhecido como asfalto, se constitui no sub-produto mais denso e viscoso do petróleo. A principal aplicação do CAP é a pavimentação de rodovias, onde ele é adicionado a partículas de pedra para formar o concreto asfáltico. A função do CAP é servir de aglutinante das partículas de pedras. Em altas temperaturas, acima de 120°C, o CAP apresenta uma certa fluidez que permite que ele seja manuseado através de bombas e tubulações e seja armazenado em tanques. Em temperatura ambiente, o CAP se torna praticamente sólido, dando resistência mecânica ao concreto asfáltico.
Para evitar a solidificação, ou seja, para evitar que o CAP atinja temperaturas baixas, suficientes para diminuir a sua fluidez a ponto de impedir a sua manuseabilidade, os tanques são aquecidos através de serpentinas no fundo dos tanques. Por dentro da serpentina passa vapor d'água saturado na pressão de 11 bar, o que equivale a uma temperatura de aproximadamente 180°C. O vapor é normalmente gerado em centrais localizadas a centenas de metros de distância dos tanques. Isso gera o problema de desperdício de vapor devido à condensação nas longas linhas.
Para resolver o problema do desperdício, bem como para aumentar a temperatura do aquecedor, o LABTUCAL desenvolve dois sistemas de aqueciemnto, sendo um termossifão em circuito fechado, que utiliza as atuais serpentinas dos como condensadores, e um feixe de termossifões, no formato de tubos, que irá substituir as serpentinas atualmente utilizadas. Os dois sistemas operam da mesma forma, onde o evaporador é colocado logo ao lado do tanque, desvinculado a operação do aquecedor com o vapor da central da usina. O evaporador é aquecido pela queima de gás natural na potência desejada para cada tanque em particular. Com isso tem-se um sistema mais potente, eficiente e com maior poder de regulagem de temperatura.