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4.2 - Aquecedor de tanque de asfalto


O CAP (Cimento Asfáltico Processado), conhecido como asfalto, se constitui no sub-produto mais denso e viscoso do petróleo. A principal aplicação do CAP é a pavimentação de rodovias, onde ele é adicionado a partículas de pedra para formar o concreto asfáltico. A função do CAP é servir de aglutinante das partículas de pedras. Em altas temperaturas, acima de 120°C, o CAP apresenta uma certa fluidez que permite que ele seja manuseado através de bombas e tubulações e seja armazenado em tanques. Em temperatura ambiente, o CAP se torna praticamente sólido, dando resistência mecânica ao concreto asfáltico.

Para evitar a solidificação, ou seja, para evitar que o CAP atinja temperaturas baixas, suficientes para diminuir a sua fluidez a ponto de impedir a sua manuseabilidade, os tanques são aquecidos através de serpentinas no fundo dos tanques. Por dentro da serpentina passa vapor d'água saturado na pressão de 11 bar, o que equivale a uma temperatura de aproximadamente 180°C. O vapor é normalmente gerado em centrais localizadas a centenas de metros de distância dos tanques. Isso gera o problema de desperdício de vapor devido à condensação nas longas linhas.

Para resolver o problema do desperdício, bem como para aumentar a temperatura do aquecedor, o LABTUCAL desenvolve dois sistemas de aqueciemnto, sendo um termossifão em circuito fechado, que utiliza as atuais serpentinas dos como condensadores, e um feixe de termossifões, no formato de tubos, que irá substituir as serpentinas atualmente utilizadas. Os dois sistemas operam da mesma forma, onde o evaporador é colocado logo ao lado do tanque, desvinculado a operação do aquecedor com o vapor da central da usina. O evaporador é aquecido pela queima de gás natural na potência desejada para cada tanque em particular. Com isso tem-se um sistema mais potente, eficiente e com maior poder de regulagem de temperatura.



Fig. 1 - Sistema de aquecimento de tanques de asfalto



Fig. 2 - Tanques de armazenamento de asfalto (PETROBRAS)



Fig. 3 - Linhas de corrente coloridas pelo campo de velocidades



Fig. 4 - Distribuição de temperatura para o aquecedor de feixe de termossifões


Pesquisa:

Estudo do Comportamento Térmico de Tanques de Armazenamento de Asfalto


Publicações:

COSTA, C.; BORGES, T.; MILANEZ, F. H.; MANTELLI, M. B. H. Uso da Tecnologia de Tubos de Calor para Aquecimento de Tanques de Armazenamento de Asfalto Através do Gás Natural. In: 4º Edição Prêmio Petrobrás de Tecnologia, 2008, Rio de Janeiro.

MILANEZ, F. H.; MANTELLI, M. B. H. A Loop Thermosyphon for Asphalt Tank Heating. In: 8th International Heat Pipe Symposium, 2006, Kumamoto - Japão, 2006.

MANTELLI, M. B. H.; MILANEZ, F. H.; COSTA, C. Aquecimento de Tanques de Cimento Asfáltico de Petróleo Através da Tecnologia de Termossifões Bifásicos. In: 1º Seminário da Rede Gás & Energia, 2006, Rio de Janeiro.