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PROJETO RMLT - Dados do projeto:

Título:

Estações meteorológicas em torres de alta tensão para monitoramento de condições ambientais.

Área geográfica:

Regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

Setor da economia:

- Produção e distribuição de energia elétrica;
- Pesquisa e desenvolvimento das ciências físicas e naturais.

Área / subárea de conhecimento:

- Sistemas elétricos de potência;
- Engenharia térmica.

Objetivo geral:

Definir requisitos e metodologia para a utilização de estações meteorológicas instaladas em torres de alta tensão para a medição e transmissão em tempo real de dados de velocidade e direção do vento, umidade, temperatura de bulbo seco do ar, radiação solar, pressão atmosférica, e precipitação, com a finalidade de determinar os limites de carregamento dinâmico de LTs, e aprimorar a determinação dos limites de carregamento a serem utilizados em estudos de expansão da rede elétrica, programação e planejamento da operação e operação em tempo real.


Justificativa resumida:

Este projeto-piloto, que representa uma oportunidade para aplicação dos resultados alcançados no Projeto SISCARGA, desenvolvido pela UFSC e ONS, deverá oferecer as condições para a determinação dos limites de carregamento de linhas de transmissão considerados nos estudos de definição de ampliações e reforços na Rede Básica, planejamento e programação da operação, assim como na operação em tempo real. Esses limites podem ser determinados numa base real através do conhecimento das condições climáticas favoráveis nas vizinhanças de linhas de transmissão, todavia sem descurar da segurança das instalações, conforme estabelecido em normas vigentes. O projeto contemplará a ANEEL com um banco de dados atualizado e confiável, para o projeto para novas LTs e bem como de informações para aprimoramento regulatório do setor elétrico.


Justificativa detalhada

A norma brasileira NBR 5422, de fevereiro de 1985, estabelece as condições para o projeto de linhas aéreas de transmissão de energia elétrica com tensão máxima, valor eficaz fase-fase, acima de 38kV e não superior a 800kV, de modo a garantir níveis mínimos de segurança e limitar perturbações nas instalações próximas as LTs. Valores de referência para a temperatura ambiente, velocidade e direção do vento na vizinhança do condutor bem como a intensidade da radiação solar global incidente sobre o mesmo, são parâmetros meteorológicos utilizados no projeto das linhas aéreas de transmissão.

As recomendações para a obtenção e tratamento dos dados de temperatura e de vento estão contidas, respectivamente, nos anexos B e C da NBR 5422. Esta norma está atualmente sob revisão, sendo que uma das modificações propostas a mesma considera a necessidade do tratamento estatístico dos dados de temperatura, velocidade e direção do vento e distribuição sazonal e geográfica da máxima radiação solar incidente, ao invés dos parâmetros de referência adotados na norma. Essa modificação somente pode ser justificada com base em dados tratados estatisticamente, coletados em estações localizadas em sítios climatologicamente representativos ao longo de LTs.

A prática da monitoração de LTs com a finalidade de realizar projeção de ampacidade dinâmica tem sido adotada pela CEMIG no Brasil. Na Espanha a empresa Red Eléctrica de España monitora a linha de transmissão do circuito de Madrid, através de dezenove estações meteorológicas estrategicamente instaladas ao longo do circuito. A experiência foi iniciada em 1993 através de um projeto intitulado "Implementación de límites térmicos dinámicos em tiempo real em las líneas eléctricas aéreas (DITER)". No estado de Qwensland na Austrália, é correntemente realizada a projeção de temperaturas máximas previstas nas linhas de transmissão através de dados coletados na rede de estações do serviço meteorológico regional. As projeções de temperatura são disponibilizadas online pela empresa Powerlink, responsável pelos serviços de projeção de ampacidade dinâmica das LTs regionais.

O progresso científico alcançado no desenvolvimento de modelos físicos de simulação da atmosfera em diferentes escalas tem sido vertiginoso. Presentemente existem modelos físicos tais como o ARPS - Advanced Regional Prediction System, capazes de realizarem previsão de tempo de meso-escala, com antecedência de 12 horas, com grau com aderência espacial superior a 80% para a temperatura, direção e velocidade do vento, umidade relativa, precipitação, radiação e pressão. Durante o projeto SISCARGA, o software do modelo ARPS foi implementado no cluster computacional adquirido para este fim. Foram realizadas várias rodadas, com resolução espacial de 10km x 10km e na região-alvo de teste do modelo, centrada na plataforma experimental de validação de Campos Novos, foram rodados vários casos com resolução de 2km x 2km. Essa resolução permitiu identificar padrões de escoamento do vento e transporte de quantidade de movimento na atmosfera que serviram para demonstrar a influência de efeitos de micro-escala decorrentes da topografia e da cobertura vegetal, chamadas de regiões de estagnação do fluxo. Os dados teóricos obtidos do modelo ancorado na torre de medição de vento e temperatura para a estação meteorológica do LEPTEN de Joinville sinalizam para a viabilidade de utilização do modelo ARPS para previsão de parâmetros atmosféricos de relevância para ampacidade, com antecedência de três horas. Tais previsões foram realizadas no contexto das rodadas normais com o modelo ancorado nas estações de superfície do sistema de previsão de tempo e clima global. O aumento da densidade de estações de superfície, para os estados do sul do Brasil, bem como de estações de superfície instaladas em LTs, deverá por certo contribuir para melhorar os resultados teóricos de previsão derivados do modelo.

O modelo ARPS foi também utilizado no projeto SISCARGA e mesmo para gerar informações climatológicas no interesse do ONS, como ferramenta digital para realizar estatística de dados meteorológicos através do downscale, que é uma técnica de interpolação física de campo de parâmetros meteorológicos, tais como, temperatura, velocidade e direção do vento e outros. Neste particular, a rodada do modelo para um período passado de cinco anos permitirá formar uma base climatológica a partir da qual critérios mais precisos de interpolação podem ser derivados para determinar os parâmetros relevantes de ampacidade ao longo da LT no espaço compreendido entre duas estações de monitoração. O presente projeto oferece a oportunidade de aplicar a técnica para projetar ampacidade em tempo real ao longo da LT. Para tanto, os dados de velocidade e direção do vento, umidade e temperatura do ar, radiação solar, e precipitação, deverão estar disponibilizados, tanto para determinar ampacidade em tempo real quanto para proceder a interpolação. Por outro lado, a disponibilização dos dados coletados e qualificados em tempo real bem como os dados interpolados, além de permitir a consolidação de uma base de dados para efeitos de projeto de novas LTs, oferecerá ao ONS a possibilidade de tomada de decisão em relação à capacidade de carregamento das LTs nacionais.

O presente projeto contemplará a aplicação dos resultados de pesquisa desenvolvidos no contexto do projeto SISCARGA, que estabeleceu as rotas científicas para simulação da atmosfera e obtenção de dados para análise dos modelos de carregamento de LTs, através de uma plataforma experimental de teste de ampacidade localizada na SE da ELETROSUL em Campos Novos - SC, como também de uma estação de monitoramento na LT 525 kV Areia - Campos Novos (ELETROSUL). Estes resultados serão utilizados no projeto proposto, objetivando efetiva agregação de valor aos resultados esperados.



Metodologia:

A metodologia a ser utilizada consiste inicialmente na prospecção nacional e internacional do uso de tais tecnologias, assim como o levantamento do plantel de fabricantes de estações meteorológicas compactas, através de contactos e missões técnico-científicas e, possivelmente, de um Workshop sobre Sistemas de Medição.

O software de simulação do modelo ARPS (Advanced Regional Prediction System) será implementado num cluster dedicado às atividades de downscaling e simulação da atmosfera, com foco nas regiões das Linhas de Transmissão-piloto. O cluster deverá ter a necessária robustez para rodada do software com resolução básica 10km x 10km, todavia com resolução espacial maior nas proximidades das LTs nas quais, resoluções de até 0,3km x 0,3km serão consideradas. As regiões-alvo cobrirão a superfície contendo as linhas de transmissão objeto do projeto-piloto.

Cluster computacional: O cluster com 8 CPU, como o existente no LEPTEN, necessita de 40 minutos de CPU para integrar cada dia, válidos para o Sul do Brasil com 10 x 10 km e 23 níveis verticais. A capacidade de pico atual cluster é de 100 GigaFlop/s. Assim, para gerar 5 anos de simulação, válidos para quase todo o Sul do Brasil, são necessários 57 dias de tempo de máquina.

Para atender aos objetivos do SISCARGA, os resultados de downscale devem ter resoluções na faixa de 2x2km para que seus resultados sejam ideais. Como em modelo atmosféricos a exigência em termos de tempo necessário cresce com uma razão a quarta potência do número de pontos. Assim, o tempo necessário para simulações para o Sul do Brasil com o cluster LEPTEN deve ser superior a 1 ano. Para o Brasil inteiro, seriam necessários quase 15 anos de simulação. Desta forma é necessário aumentar o tamanho do poder de cálculo do cluster do LEPTEN em mais de 15 vezes.

A intensa competição entre os fabricantes de microprocessadores INTEL, AMD e IBM têm produzido ganhos de custos/desempenho nunca antes observados. Nas atuais circunstâncias de intensa concorrência, pode-se estimar em 200 mil reais o custo de um equipamento de 5 TeraFlop/s.

As vantagem da computação de alto-desempenho e o "downscale" são em reduzir o número de estações necessários além de poder recuperar informações passadas permitindo o uso de metodologias como a ampacidade dinâmica.

Downscaling é uma técnica que permite fazer uma interpolação física dos campos de temperatura e vento a partir das chamadas re-análises levadas a efeito efetuadas pelo NCEP (National Environmental Prediction Center) dos EUA e dados existentes, com alta resolução espacial e freqüência temporal. Para tanto, são usados modelos numéricos de meso-escala. Esta técnica tem resultado nos melhores conjuntos de dados meteorológicos hoje existentes sobre a América do Sul. O downscaling terá por objetivo consolidar o algoritmo de interpolação física, ancorado nas redes de coleta de dados existentes, bem como na rede de coleta de dados das LTs, objetos do presente projeto. A interpolação física pode ser validada experimentalmente através da comparação dos dados coletados numa estação situada entre duas outras ao longo da LT. Os dados de radiação solar incidente podem ser estatisticamente avaliados através do downscaling e comparados com dados de máxima radiação incidente horária em cada pixel das regiões-alvo. Tais dados estão disponíveis no LEPTEN, como subproduto da base de dados do projeto SWERA - Solar Wind Energy Resources Assessment, financiado pela UNEP/GEF, do qual o LEPTEN participou em parceria com o INPE.

No contexto deste projeto, será proposto um padrão de qualidade de instrumentação, controle, coleta, transferência, qualificação e arquivo dos dados experimentais, segundo procedimentos padronizados estabelecidos pela rede de referência BSRN/WMO, à qual o laboratório de execução deste projeto, LEPTEN, é integrado, com duas estações-padrão localizadas em Florianópolis e UHE Balbina. Este padrão será implementado em estações-piloto instaladas nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Com base nos dados coletados e simulados, será construída uma base de dados de ampacidade regional e sazonal para as LTs objeto do projeto. As bases de dados serão consolidadas e disponibilizadas num servidor dedicado com endereço de acesso específico do presente projeto, aberto aos potenciais usuários.

O sistema de comunicação para controle das estações de coleta de dados e transferência de dados, bem como a configuração das estações, serão definidos após um levantamento das condições das LTs, afim de conciliar as restrições das LTs bem como as facilidades logísticas das instalações, com as demandas do projeto da rede de coleta de dados. O levantamento levará em consideração uma combinação de fatores tais como comunicação, condições climáticas notáveis e representativas e topografia ao longo da LT. A linha-de-visada entre as estações é um pré-requisito para a transmissão do sinal. Outro fator a ser considerado é a disponibilidade de conexão à internet ao longo da LT, e a quantidade de estações e dados a serem manipulados em uma repetidora. A comunicação poderá ser feita de forma híbrida via link de rádio direta ou com repetidoras, além de celular e Internet, conforme for o caso. O sistema de aquisição previamente selecionado para este projeto pode ser configurado para desempenhar simultaneamente as atividades de coletor e receptor de dados de outras estações, bem como de transmissor de dados para outras estações, de sorte a formar uma rede integrada. As estações de coleta de dados podem estar distanciadas entre si em até 40 km, dependendo da topografia do terreno. Qualquer estação de coleta e comunicação pode ser conectada ao longo da LT à internet de sorte a permitir que os dados de toda a rede sejam enviados ao centro de recepção no LEPTEN em Florianópolis. Uma vez que os dados qualificados estejam disponibilizados num PC de controle dedicado, esses dados podem ser acessados externamente pelo usuário. Os dados serão disponibilizados através do IDD - "Internet Data Distribution" que é o padrão para disponibilização de dado meteorológicos adotados pela OMM - Organização Mundial de Meteorologia. Já a validação de dados será feita com base no QCMS- "Quality Control and Monitoring System", que faz parte do MADIS - "Meteorological Assimilation Data Ingest System" da NOAA.

O presente projeto deverá gerar uma robusta demanda de serviços especializados de engenharia de software de ampacidade, de integração de software de ampacidade com o software do algoritmo ARPS, de controle e qualificação de dados e do cálculo da ampacidade em tempo real. Serão demandados serviços de provisão de base de dados de alta resolução, relativos a topografia e a cobertura vegetal nas vizinhanças das LTs bem como de levantamento de dados sobre o projeto das LTs objetos do projeto- piloto. Esses serviços deverão ser demandados e contratados durante todo o período de execução do projeto.


Resultados esperados:

1. Subsídios para a otimização da operação do SIN;
2. Subsídios para a otimização da expansão do SIN;
3. Modicidade Tarifária;
4. Transferência de tecnologia para Universidades e Agentes do Sistema de Transmissão, como forma de disseminação do conhecimento adquirido;
5. Ampliação da capacidade tecnológica da indústria nacional de equipamentos de monitoração e transmissão de dados;
6. Informações técnico-científicas para projetos mais seguros de LTs.


Metas físicas:

1. Levantamento do estado da arte sobre a determinação de limites dinâmicos, através de dados meteorológicos coletados através de estações meteorológicas;
2. Treinamento e capacitação de técnicos e engenheiros contratados com recursos do projeto, para supervisionar a operação, coleta e transmissão dos dados, bem como para qualificação de dados para determinação de ampacidade em tempo real;
3. Definição da forma de organização de uma rede espacial de dados meteorológicos;
4. Seleção de prováveis locais críticos na Rede Básica, regiões Sul, Sudeste e Nordeste, para a instalação das estações meteorológicas para o projeto piloto;
5. Especificação e aquisição das estações meteorológicas e equipamentos de computação;
6. Instalação e operação de tais estações nos locais determinados;
7. Interpolação e previsão de dados meteorológicos ao longo da LT, no espaço compreendido entre estações meteorológicas de monitoração;
8. Desenvolver um sistema de coleta, recepção, tratamento e processamento de dados meteorológicos para a definição dos dados para o cálculo do carregamento dinâmico das linhas de transmissão da Rede Básica do SIN;
9. Implementação modelos e softwares desenvolvidos em infra-estrutura computacional especialmente projetada e adquirida para esse fim;
10. Avaliação do rebatimento dos resultados na metodologia existente para determinação de limites de carregamento de linhas de transmissão, inclusive sazonais, utilizados para estudos elétricos na expansão, planejamento da operação e operação em tempo real;
11. Consolidação de proposta para aperfeiçoamento da metodologia de determinação dos limites de carregamento a partir dos valores observados de limites dinâmicos.


Impactos previstos pelo projeto:

Impacto científico:
1. Estudo de micro-escala para a compreensão dos mecanismos de transporte de quantidade de movimento e energia na camada-limite atmosférica.
2. Endereçamento de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, no período de 36 meses de execução do projeto.
3. Geração de subprodutos de base estatística sobre os parâmetros mais relevantes de importância para o estudo de energia da atmosfera, particularmente as energias solar e eólica.
4. Captação numérica e previsão de fenômenos de grande intensidade e curta duração que oferecem risco as linhas de transmissão do Brasil.
5. Publicação dos resultados considerados cientificamente relevantes.


Impacto tecnológico:
1. Otimização da operação da rede elétrica brasileira com a adoção de limites dinâmicos para carregamento de linha de transmissão;
2. Informações sobre o histórico de campos de velocidade de vento de importância para a previsão de geração eólica.


Impacto econômico:
1. Redução dos custos para os consumidores com a adiamento da construção de LTs devido a utilização de limites dinâmicos.


Impacto social
1. Maior confiabilidade no fornecimento de energia elétrica e redução de tarifas;
2. Modicidade tarifária;
3. Critérios mais eficientes para expansão da rede.


Impacto ambiental:
1. Adiamento da construção de novas linhas de transmissão com minimização do impacto ambiental;
2. Uso mais eficiente e seguro das linhas de transmissão.


Publicações:

SAKAGAMI, Yoshiaki; HAAS, Reinaldo; SCUSSEL, Júlio Nelson; GRUMICHE, Rodrigo; COLLE, Sergio. Rede de monitoramento em linhas de transmissão (RMLT): resultados do piloto. In: XV Congresso Brasileiro de Meteorologia - XV CBMET 2008, São Paulo. Anais do XV CBMET 2008.

SAKAGAMI, Yoshiaki; HAAS, Reinaldo; OLIVEIRA, Pedro Magalhães de; PASSOS, Júlio César; COLLE, Sergio. Thermal risk assessment on overhead conductors using numerical weather modeling. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering. November 15-20, 2009, Gramado/RS - Brazil. Proceedings of COBEM 2009.


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