2.2 - Ablação
Durante o período em órbita
planetária um satélite atinge velocidades da ordem de
dezena de quilômetros por segundo. Porém, quando o mesmo
começa a retornar à Terra ou entrar na atmosfera de algum
planeta, o veículo encontra um meio que oferece uma alta
resistência aerodinâmica que acaba por diminuir essa
velocidade para a ordem de centenas de metros por segundo. Nessa
diminuição de velocidade a energia que existia na forma
cinética se transforma em energia sonora - menos de 1% - e
térmica. A energia térmica tende a ser absorvida pelo
meio constituinte da atmosfera bem como pela estrutura do
veículo. Assim, faz-se necessário a
colocação de uma proteção térmica no
satélite para o caso em que se deseja recuperar a carga interna
em terra após um período no espaço.
O LABTUCAL já realizou trabalhos na área de escoamentos hipersônicos reativos, em
colaboração com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica de modo a entender os fenômenos
físicos existentes no escoamento durante o processo de reentrada. Mas, atualmente, o
foco principal é o desenvolvimento de ferramentas de projeto para um Sistema de Proteção
Térmica (SPT) para o satélite recuperável brasileiro. Entre os diversos SPTs possíveis,
o LABTUCAL escolheu a utilização de SPT ablativo. O SPT ablativo tem como principal
característica o fato de ser passivo, isto é, usar a energia térmica disponível durante
a reentrada para sublimar o material de modo a diminuir a energia disponível para aquecimento
da estrutura sem a necessidade de nenhuma atuação eletro-mecânica sobre o mesmo. Esse sistema
já foi utilizado com sucesso em diversos programas espaciais de diversos países entre eles o
Projeto Apolo - NASA (Agência Espacial Americana), o Projeto EUREX - ESA (Agência Espacial
Européia), bem como a ex-URSS e a China.

Fig. 1 - Montagem da bancada experimental para testes de ablação
Pesquisa:
Dissertação de Mestrado de
Walber Ferreira Braga
Publicações:
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.
Analytical Solution for One-Dimensional Finite Heat Conduction Problem with Heat Balance
Integral Method. In: 41th AIAA Thermophysical Conference, 2009, San Antonio, Texas, 2009.
PIMENTEL, C.; AZEVEDO, J.; KORZENOWSKI, H.; MANTELLI, M. B. H.
Chemical Equilibrium Inviscid Flow over Sara Re-Entry Vehicle. In: 43rd AIAA Aerospace
Sciences Meeting and Exhibit, Reno, Nevada. Jan. 10-13, 2005.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.; AZEVEDO, J. L. F.
A New Approach for
the Heat Balance Integral Method Applied to Heat Conduction Problems. In: 43rd AIAA
Aeroespace Sciences Meeting and Exhibit, 2005, Reno, 2005.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.; AZEVEDO, J. L. F.
Analytical
Solution for One-Dimensional Semi-Infinite Heat Transfer Problem with Convection Boundary
Condition. In: 38th AIAA Thermophysical Conference, 2005, Toronto, 2005.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.; AZEVEDO, J. L. F.
Approximate
Analytical Solution for One-Dimensional Finite Ablation Problem with Constant Time Heat
Flux. In: 37th AIAA Thermophysical Conference, 2004, Portland, 2004.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.; AZEVEDO, J. L. F.
Approximated
Analytical Solution for One-Dimensional Ablation Problem with Time-Variable Heat Flux.
In: 36th AIAA Thermophysical Conference, 2003, Orlando, Flórida, 2003.
ARRUDA, L. M. C.; BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.
Development of Experimental Apparatus for Thermal Characterization of Ablative Materials.
In: XVII Congresso Internacional de Engenharia Mecânica, 2003, São Paulo (SP), 2003.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.
Electrical Analogy Modeling for One-Dimensional Ablation
Problem. In: 8th AIAA/ASME Joint Thermophysics and Heat Transfer Conference, 2002,
Saint Louis. Reston, Va. : AIAA, American Institute of Aeronautis and Astronautics, 2002.
BRAGA, W. F.; MANTELLI, M. B. H.
Solução Aproximada em Forma Analítica do Processo de Ablação Unidimensional.
In: Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu. Anais do
Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas. Rio de Janeiro: ABCM, 2002.